Docentes da UFFS intensificam mobilização frente ao cenário de greve nacional

      Os docentes associados na SINDUFFS, Seção Sindical dos Docentes da UFFS, reuniram-se em Assembleia na tarde de sexta-feira (29). O encontro, que foi realizado através de videoconferência, teve participação de professores dos campi da UFFS em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná

    Na ocasião, os docentes discutiram o cenário de mobilizações, greves e paralisações que foram deflagradas por servidores públicos de instituições federais de ensino (IFEs) em todo Brasil e também as pautas deste movimento. O  ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), após rodadas de assembleias de base, aprovou o início de uma greve no dia 28 de maio e atualmente 18 IFEs estão paradas. O movimento unificado vêm crescendo em adesão, como uma resposta frente as recentes medidas adotadas pelo Governo Federal de retirada de direitos trabalhistas, ajuste fiscal e cortes orçamentários. No dia 22 de maio, o Governo anunciou um corte de R$ 9,42 bilhões no orçamento da Educação, que representa uma diminuição de 19,3% no total orçamentário do setor.

     “Estão acontecendo os maiores ataques aos direitos trabalhistas dos últimos 100 anos no Brasil, e acreditamos nós docentes precisamos intensificar o processo de discussão e mobilização em torno desta e outras questões, como por exemplo os recentes cortes no orçamento da Educação”, destaca Leonardo Santos, professor da UFFS Campus Chapecó.

    A Assembleia encaminhou a realização de novas mobilizações, discussões e assembleias durante as próximas semanas nos campi da UFFS. A intenção é realizar ações conjuntas com os servidores técnicos-administrativos em educação (TAE’s). Os TAE’s da UFFS estão em greve nos campi de Erechim/RS e Realeza/PR. Em Chapecó/SC o processo de mobilização dos TAE’s também está bastante desenvolvido. “Nestas assembleias conjuntas queremos discutir as pautas do movimento nacional e avaliar a possibilidade dos docentes da UFFS também ingressarem na greve nacional”, afirma Santos.

 boafoto4 boafoto7 foto 1

boafoto3boafoto6

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s