SINDUFFS promove debates sobre alternativas ao cenário de crise

   IMG_0332

    Com o objetivo de fomentar o debate acerca do atual contexto político nacional, a Seção Sindical dos Docentes da UFFS (SINDUFFS) promoveu mesas redondas com o tema a “Conjuntura Política, Econômica e Jurídica no Brasil: Alternativas à Crise”. As atividades aconteceram nos campi da universidade em Chapecó/SC (29/03) e Erechim/RS (30/03) e foram transmitidas através de videoconferência para todos os campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Houve grande participação da comunidade e estiveram presentes nos eventos docentes, estudantes, técnicos administrativos e integrantes de movimentos sociais da região. Compuseram a mesa de debates os professores da UFFS Danilo Martuscelli, Douglas Alves e Luis Fernando Correa da Silva e também Samuel Manica Radaelli, do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

    Um dos coordenadores de organização da SINDUFFS, Fernando Vojniak, acredita que atividades como estas são importantes para que em conjunto se possa estudar, compreender e pensar sobre os problemas latentes do país. “Há uma frustração geral com as recentes políticas do governamentais que retiram direitos trabalhistas e  cortam profundamente o orçamento de áreas essenciais como educação e saúde”, diz ele. Vojniak comenta que, por outro lado, o comportamento golpista da oposição impede o enfrentamento da crise e propõe políticas que também não garantem a proteção aos direitos trabalhistas e às políticas sociais, maculando ainda mais os direitos historicamente conquistados pela população.

    Na avaliação de Danilo Martuscelli, foi importante estarem reunidos nas mesas de debates professores de áreas como o Direito e Ciências Sociais. Segundo ele, existe uma divisão de opiniões dentro do campo da esquerda quanto às análises sobre a atual crise brasileira, bem como das possíveis alternativas para enfrentá-la. Martuscelli aponta que há vários recortes possíveis de serem discutidos dentro do tema e que essa discussão precisa continuar acontecendo. “Percebe-se que as pessoas estão interessadas em debater mais profundamente o assunto. Prova disso foi que os auditórios das atividades promovidas ficaram lotados”, coloca.

    No evento realizado no campus da UFFS em Chapecó também foi lançado o livro “Enciclopédia Latino-Americana dos Direitos Humanos”, de co-autoria do professor Samuel Mânica Radaelli, um dos participantes da mesa. “Nosso papel enquanto seção sindical e também como universidade é de colocar e fomentar esses debates tão importantes no contexto atual. Vamos continuar avançando e promovendo atividades neste sentido para fortalecer a unidade dos movimentos sociais”, afirma Vojniak.

IMG_0322

IMG_0319

IMG_0313

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s