Após anúncio de cortes no orçamento, estudantes ocupam reitoria da UFFS Chapecó

    Estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promoveram uma ocupação no campus de Chapecó, iniciada na noite desta quinta-feira (20). A decisão de ocupar permanentemente a universidade foi deliberada em assembleia geral dos estudantes realizada na mesma noite. A assembleia e as mobilizações estudantis foram convocadas após o anúncio oficial emitido pela universidade (leia em http://goo.gl/lgdNL4) referente aos cortes orçamentários para 2016, os quais atingem diretamente o bom funcionamento da UFFS e corta, por exemplo, 100% das verbas de projetos de extensão e cultura . Os/as universitários/as passaram a noite acampados no pátio do campus Chapecó e no final da tarde desta sexta-feira (20) ocuparam a reitoria que fica localizada no centro da cidade, no antigo colégio Bom Pastor.

    O total do corte orçamentário implementado na UFFS é de 41%. Segundo a estudante e integrante da comissão de comunicação e organização da Ocupa Reitoria, Jessica Teixeira, o coletivo de estudantes que ocupa a UFFS tem como principal bandeira ser radicalmente contra os cortes orçamentários recentemente anunciados e exigir que a administração da universidade esclareça porque algumas áreas foram mais e menos afetadas com os cortes. “A educação não pode pagar pela crise. Somos contra os cortes, pois as bolsas de projetos de extensão e cultura e de auxílio permanência são muito importantes para conseguirmos nos manter na universidade. Se os cortes persistirem, certamente vai haver evasão”, diz ela. Os/as estudantes argumentam que a reitoria precisa fazer o enfrentamento ao Ministério da Cultura e Educação (MEC) no  sentido de questionar e evitar os cortes, e não ser uma voz do MEC dentro da universidade.

    O movimento dos/das estudantes convoca toda a comunidade acadêmica a se envolver nas discussões, assembleias e ações locais. A ideia é que a ocupação da reitoria da universidade continue por tempo indeterminado em Chapecó. Também fazem um chamado aos outros campi da UFFS para que organizem novas ações e para que haja solidariedade com as ocupações estudantis que acontecem localmente e nacionalmente.

Acompanhe mais informações sobre a ocupação através da página OCUPA Reitoria.

ocupa

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s