Estudantes mantém ocupação da reitoria na UFFS em Chapecó

IMG_8681     

     Em assembleia realizada na ocupação da reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) nesta quarta (01/06), os estudantes decidiram por unanimidade em manter o prédio ocupado por tempo indeterminado, após dialogarem sobre a reunião com a reitoria da universidade ocorrida na terça (31), que foi transmitida através de videoconferencia para todos os campi. Na avaliação do movimento, a realização da reunião foi uma conquista importante, mas não apresentou avanços satisfatórios nas pautas apresentadas, principalmente quanto a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica no plano orçamentário da UFFS e na fragilidade e seguridade das políticas de assistência e permanência estudantil. Os estudantes estão acampados no prédio da reitoria da UFFS em Chapecó desde o dia 20 de maio e a reunião com a reitoria foi uma das reivindicações iniciais da ocupação.  

     Os estudantes reivindicam que a UFFS cumpra o que está em suas diretrizes e se torne efetivamente uma universidade popular. Posicionando-se contra os recentes cortes orçamentários na instituição, lutam para que se mantenham as bolsas estudantis, a pesquisa e a extensão, que chegaram a sofrer cortes de até 100%. Também dizem ser importante avançar na construção de uma moradia estudantil e defendem que a permanência dos estudantes passe a ser tida como prioridade na universidade. “A ocupação é uma resistência contra a verticalização da tomada de decisões na universidade, defendemos que esse processo seja mais democrático e horizontal”, afirma a estudante Carla Aluchna. O movimento reitera que não se trata de uma “guerra” contra a reitoria, mas sim uma exigência de haver maior abertura ao diálogo e participação dos estudantes nas decisões e rumos da universidade, inclusive no seu planejamento orçamentário.

Organização

    Os estudantes realizarão nos próximos dias assembleias para definir as pautas mais específicas a serem colocadas em discussão após a reunião da última terça com a reitoria e fazem um chamado a toda comunidade acadêmica da UFFS (estudantes, professores e técnicos administrativos de todos os campi) para que participem e somem nesta ideia de construção coletiva. A página do facebook Ocupa Reitoria UFFS traz informações atualizadas sobre o movimento e as atividades na ocupação.

     No prédio ocupado os estudantes organizam a limpeza da área que estão utilizando, uma cozinha comunitária e promovem, além das assembleias deliberativas, atividades culturais, como saraus de música e poesia e oficinas de fotografia e cartazes, e também debates sobre questões locais e o cenário político nacional. “A ideia de resistência está bem clara, queremos uma universidade efetivamente popular e horizontal. No cenário macro a ocupação tem também um caráter de resistência ao golpe, ao machismo e outras questões que estão sendo discutidas aqui”, diz Carla.

Veja fotos: 

IMG_8673IMG_8677IMG_8680IMG_8684IMG_8685IMG_8689IMG_8686IMG_8674

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s