ANDES-SN participa de Jornada Sindical na UFFS de Realeza (PR)

imp-ult-450624842[1]

Docentes e técnicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promoveram na última quinta-feira (9) uma Jornada Sindical no campus Realeza (PR). O pólo universitário fica no sudoeste do Paraná, a 500 km da capital Curitiba.

Durante a Jornada, ocorreram apresentações culturais, com música, teatro e exposição de arte engajada. Foi realizada também uma roda de conversa sobre as condições de trabalho, carreira docente e a importância de se filiar a um sindicato combativo.

À noite, Qelli Rocha, 1ª vice-presidente do ANDES-SN, falou sobre os desafios da educação pública brasileira em uma conjuntura de retrocessos. “Discutimos a educação no contexto de retirada de direitos, o cortes das bolsas do Cnpq e da Capes, o marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), a Lei da Mordaça, ideologia de gênero e sobre a própria perspectiva burguesa da universidade”.

Para Qelli, o evento foi de extrema importância, já que o campus de Realeza foi criado em 2012, três anos após a inauguração da sede. A UFFS possui uma estrutura multicampi. Há ainda outros campi: Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo (RS), Laranjeiras do Sul (PR) e a sede em Chapecó (SC).

“O evento foi importante, pois a UFFS é uma universidade nova, e que já tem um processo de sindicalização, com professores com um perfil mais jovem e que estão neste contexto de retirada exacerbada de diretos, de conjuntura de retrocesso, e numa perspectiva de luta classista. Além disso, a Jornada articulou também com os estudantes, movimentos sociais e outros sindicatos, como o dos servidores técnicos e de indústrias alimentícias da região”.

Camila Rossi, da coordenação geral da Seção Sindical dos Docentes da UFFS (Sinduffs – Seção Sindical do ANDES-SN), aponta que a atividade foi uma oportunidade da comunidade acadêmica conhecer, de forma mais aprofundada, os sindicatos dos docentes e dos técnicos. “A Jornada foi proveitosa, com rodas de conversa e palestras elogiadas. Esperamos que a partir desta atividade nós possamos aumentar a adesão e participação dos docentes nos debates da categoria”, disse.

Fonte: ANDES-SN

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s