Conselho Universitário cria comissão de negociação para dialogar com Movimento Ocupa e aprova moção de repúdio à nomeação de Marcelo Recktenvald

uffs-chapeco

O Conselho Universitário da UFFS se reuniu nesta sexta-feira, dia 13 de setembro, para constituir comissão de negociação para dialogar com os ocupantes do prédio da Reitoria da UFFS contrários, assim como a maioria da comunidade acadêmica, à nomeação de Marcelo Recktenvald para o cargo de Reitor.

O Conselho aprovou ainda os seguintes documentos:

    • Nota de repúdio à nomeação de Reitor da UFFS.
    • Moção de Solidariedade às manifestações da Comunidade Universitária contrárias à nomeação de Marcelo Recktenvald para o cargo de reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul.
    • Manifestação de agradecimento e regozijo à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e ao Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, em razão da contrariedade expressada à nomeação de Marcelo Recktenvald.

Confira na íntegra abaixo:

NOTA DE REPÚDIO À NOMEAÇÃO DE REITOR DA UFFS

Em sessão extraordinária do Conselho Universitário, requerida por 1/3 (um terço) de seus membros, realizada em 13 de setembro de 2019, por decisão da maioria dos presentes, foi aprovada a seguinte nota:

O Conselho Universitário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) vem a público repudiar a nomeação de Marcelo Recktenvald como reitor desta Instituição, feita pelo Presidente da República por meio de Portaria em 29 de agosto de 2019, por reconhecer clara violação à autonomia da UFFS e desrespeito para com a comunidade universitária.

A UFFS, em consulta prévia à comunidade universitária e posteriormente em eleição aberta no Conselho Universitário (Consuni), escolheu por ampla maioria Anderson André Genro Alves Ribeiro e Lísia Regina Ferreira como reitor e vice-reitora para conduzir a gestão nos próximos quatro anos. Esta escolha obedece ao princípio da gestão democrática previsto no Art. 206 da Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/1996, Art. 56) e foi feita no âmbito da autonomia universitária estabelecida no Art. 207 da Constituição Federal de 1988.

Este Conselho, como instância representativa e deliberativa da comunidade universitária da UFFS, reforça, por meio desta nota, seu compromisso com a democracia, com a autonomia universitária e com os preceitos fundamentais da República e opõe-se a toda forma de violação destes princípios e preceitos. Nessa direção, não reconhece Marcelo Recktenvald como legítimo dirigente desta Instituição.

— Sala das Sessões do Conselho Universitário, 6ª Sessão Extraordinária, transmitida em todos os Campi por meio de videoconferência, 13 de setembro de 2019.

MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE

Em sessão extraordinária do Conselho Universitário, requerida por 1/3 (um terço) de seus membros, realizada em 13 de setembro de 2019, por decisão da maioria dos presentes, foi aprovada Moção de Solidariedade às manifestações da Comunidade Universitária contrárias à nomeação de Marcelo Recktenvald para o cargo de reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul.

— Sala das Sessões do Conselho Universitário, 6ª Sessão Extraordinária, transmitida em todos os Campi por meio de videoconferência, 13 de setembro de 2019.

MANIFESTAÇÃO DE AGRADECIMENTO

Em sessão extraordinária do Conselho Universitário, requerida por 1/3 (um terço) de seus membros, realizada em 13 de setembro de 2019, por decisão da maioria dos presentes, foi aprovada Manifestação de agradecimento e regozijo à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e ao Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, em razão da contrariedade expressada à nomeação de Marcelo Recktenvald para o cargo de reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul.

— Sala das Sessões do Conselho Universitário, 6ª Sessão Extraordinária, transmitida em todos os Campi por meio de videoconferência, 13 de setembro de 2019.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under EDUCAÇÃO, NOTÍCIAS, Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s